Inovação e Tecnologia em João Pessoa

Home / cases / Inovação e Tecnologia em João Pessoa

Cimenteira (PB)

Problema: A sonda para a coleta da amostragem no forno de uma cimenteira em João Pessoa (PB) está sujeita a alta concentração de particulado. Com o tempo, esta sonda se desgasta e faz-se necessária a sua substituição. Pelo fato do equipamento ser importado, sua manutenção era difícil e de custo elevado. Segundo o fabricante, não era possível a simples troca da sonda, sendo obrigatória a troca completa do sistema. Como paliativo, a própria empresa desenvolveu uma sonda, que tinha vida útil restrita e, ao ser trocada com frequência, encarecia o processo.


Solução:
 A BGM desenvolveu, especialmente para esse cliente, uma sonda que se adaptasse ao sistema de refrigeração já existente, e que fosse inserida no forno para a coleta da amostragem, além de suportar altas temperaturas e altas concentrações de particulado. Também fizemos uma melhoria nesta sonda, pois foi desenvolvido um sistema de purga mecânica com acionamento pneumático, que evita a colagem de material na sua extremidade.


Resultado:
 A nova sonda proporcionou aumento de produtividade e maior eficiência, em função da redução dos custos de manutenção, pois essa passou a ter durabilidade bem maior que a anterior.

Solução de aplicação deste case:

Segmento de aplicação deste case: