SOLUÇÕES

Confira as soluções BGM

A BGM possui know-how e tecnologia própria para desenvolver, implantar e avaliar projetos orientados para Altos Fornos, Aciarias, Sintetizações e Coquerias, bem como Estocagem de Carvão, destacando-se:

Problema: Uma empresa do setor químico e petroquímico estava enfrentando um grave problema, aparentemente sem solução, no sistema de análise do gás oxigênio. A presença de condensado no gás de amostragem danificava a célula de medição do analisador, tornando a medição imprecisa. Além disso, aumentava o número de horas e manutenção no sistema, ocasionando uma grande perda de produtividade, bem como o risco na sua segurança. Várias empresas tentaram resolver esse problema, porém não obtiveram sucesso.

Solução: A BGM criou uma solução específica para esse cliente. Fornecemos um sistema de amostragem que eliminava o problema de condensação dos compostos do gás e removia os compostos ácidos para uma correta medição do oxigênio contido no gás do processo. A condensação foi eliminada através de uma válvula reguladora que reduzia a pressão do gás de amostragem e com isso aumentava a temperatura do ponto de orvalho, evitando a condensação dos compostos desse gás. Os componentes ácidos foram removidos com a utilização de um filtro de absorção que retira todos os compostos clorados do gás de amostragem.

Resultado: Com o novo sistema de amostragem, a análise do gás ficou bem mais confiável, reduzindo as horas de manutenção e aumentando tanto a qualidade do produto, quanto a produtividade do processo. Esse sistema também evitou danos na célula de medição do analisador de oxigênio. O sistema de análise é utilizado para segurança do processo, pois o aumento da concentração de oxigênio pode causar explosão da planta. Em resumo: além da medição precisa, o sistema BGM trouxe segurança, assegurou a qualidade do produto e maior eficiência do processo.

Segmentos desta solução:

Químico

Cases desta solução:

Carbocloro
Termoelétrica

Problema: Na planta de coque de um Cliente do setor químico, existe um sistema de amostragem que apresentava problemas de entupimento na sonda. Esse entupimento causava a queda da vazão no analisador, que tinha, como consequência, a parada da planta.

Solução: Desenvolvemos, especificamente para esse cliente, uma sonda de amostragem que se adaptava ao processo e ao sistema de análise de gás existente, fabricado por outra empresa. Essa sonda possui um sistema de limpeza automática de alta eficiência, que evita seu entupimento.

Resultado: Ao evitar o entupimento da sonda, o sistema ficou mais confiável, reduzindo o risco de explosão. Houve ainda aumento na produtividade e diminuição nos custos de manutenção.

Segmentos desta solução:

Químico

Cases desta solução:

Quí­mica (RJ)

Problema: No forno de cimento de uma grande cimenteira nacional, existe uma sonda de amostragem para a coleta do gás do processo. Esta sonda possui um sistema de refrigeração para garantir o seu funcionamento, pois onde ela está inserida tem-se uma temperatura média de 1000ºC e uma alta concentração de particulado. Devido à exposição a altas temperaturas, o sistema de refrigeração foi danificado .

Solução: Como a sonda e o sistema de refrigeração são importados, fizemos uma reforma em todo o sistema de refrigeração, trocando os equipamentos por outros, nacionais. Foi feito um levantamento de todos os equipamentos, determinando sua função e especificação técnica, para a devida substituição.

Resultado: Com a instalação de um novo sistema de refrigeração na sonda existente, inteiramente constituído por equipamentos nacionais, houve maior prevenção, reduzindo futuras manutenções. O sistema de amostragem ajuda no controle de combustão do forno, com redução do consumo de combustível e melhoria na qualidade do produto.

Segmentos desta solução:

Cimento e Cal

Cases desta solução:

Cimenteira (DF)

Problema: A sonda para a coleta da amostragem no forno de cimento está sujeita a altas temperaturas e alta concentração de particulado. Com o tempo, esta sonda vai se desgastando e faz-se necessária a sua troca. Pelo fato do equipamento do Cliente em destaque ser importado, sua manutenção era difícil e de custo elevado. Segundo o fabricante, não era possível a simples troca da sonda, sendo obrigatória a troca completa do sistema. Como paliativo, a própria empresa desenvolveu uma sonda, que tinha vida útil restrita e, ao ser trocada com frequência, encarecia o processo.

Solução: A BGM desenvolveu, especialmente para esse cliente, uma sonda que se adaptasse ao sistema de refrigeração já existente, e que fosse inserida no forno para a coleta da amostragem, além de suportar altas temperaturas e altas concentrações de particulado. Também fizemos uma melhoria nesta sonda, pois foi desenvolvido um sistema de purga mecânica com acionamento pneumático, que evita a colagem de material na sua extremidade.

Resultado: A nova sonda proporcionou aumento de produtividade e maior eficiência, em função da redução dos custos de manutenção e as frequentes paradas do forno.

Segmentos desta solução:

Cimento e Cal

Cases desta solução:

Cimenteira (PB)

Problema: O Cliente possui um sistema para a redução de emissão de poluentes gerados nos fornos de cimentos. Para a verificação da eficiência da filtragem dos poluentes é necessário ter uma medição desses poluentes na chaminé do forno, ou seja, medir o gás que sai no sistema de filtragem.

Solução: Fornecemos um sistema de análise de gás que se adaptasse ao processo, e que tivesse como resultado as medições dos poluentes emitidos na chaminé.

Resultado: Com as medições dos poluentes emitidos na chaminé, a empresa conseguiu controlar a eficiência da filtragem do seu sistema, e com isso se manteve dentro das exigências dos órgãos ambientais.

Segmentos desta solução:

Cimento e Cal

Cases desta solução:

Cimenteira (SP)

Problema: Determinado Cliente fornece fornos rotativos para a incineração de resíduos em campos de extração de petróleo. Neste incinerador é necessário ter o controle de oxigênio para a segurança do processo, bem como o controle de combustão. Também é preciso ter o controle dos resíduos emitidos na chaminé de acordo com as normas ambientais.

Solução: A BGM forneceu um sistema de análise de gás que se adaptasse ao processo e que tivesse como resultado as medições de oxigênio, bem como dos poluentes emitidos na chaminé.

Resultado: Com as medições de oxigênio, a empresa teve um aumento da eficiência do forno pelo controle da combustão e, por consequência, uma redução do consumo de gás combustível. Com as medições dos poluentes emitidos na chaminé, a empresa conseguiu controlar a emissão de poluentes e, sendo assim, se manteve dentro das exigências dos órgãos ambientais.

Segmentos desta solução:

Aterro Sanitário e Biomassa (Crédito de Carbono e Geração de Energia)

Cases desta solução:

Meio Ambiente

Problema: Na captação da amostra de gás para análise no Convertedor de Aciaria, a tubulação dos gases apresentou uma grande vibração, quando entrou em funcionamento o exaustor. Isso ocasionava a quebra do elemento pré-filtro da sonda de amostragem.

Solução: A BGM projetou, fabricou e forneceu um novo tipo de sonda de amostragem com instalação remota, com tubulação aquecida flexível, montada em suporte especial.

Resultado: A nova instalação suportou a contínua vibração da tubulação de processo, funcionando sem qualquer problema. Este resultado fez com que o Cliente fizesse a mesma modificação para a sonda de outros Convertedores.

Segmentos desta solução:

Siderurgia

Cases desta solução:

ArcelorMittal

Problema: Conhecida empresa detentora de know-how para sistemas de tratamento de gases de aciaria, necessitava de um sistema de análise de gás de alta robustez e operacionalidade, que fizesse a análise dos gases na saída da chaminé dos convertedores, antes do lavador de gás. Nesse local, a temperatura é de cerca de 1200ºC, com alta presença de material abrasivo (escória de aço), em meio aos gases.

Solução: A BGM projetou e forneceu sonda especial para a aplicação em locais com alta temperatura e alta resistência à abrasividade do processo, com elemento filtrante cerâmico e purga “blowback” com alta capacidade de vazão.

Resultado: As duas primeiras sondas foram aplicadas na Aciaria de grande empresa Siderúrgica e em renomada Metalúrgica. O resultado atendeu os altos padrões técnicos de qualidade exigidos pela empresa, possibilitando análise dos gases sem diluição, aumentando a precisão do modelo matemático do sistema e melhoria na recuperação dos gases para o gasômetro.

Segmentos desta solução:

Metalurgia

Cases desta solução:

Metalúrgica (Japão)

Problema: Sistema de análise de gases de diversos Clientes da BGM possuem secadores de gás (por refrigeração ou Peltier) que, quando apresentam defeito são encaminhados à BGM para reparo. Alguns destes secadores importados possuem compontentes de difícil e demorada aquisição mesmo no mercado internacional.

Solução: Como a BGM é também fabricante de secadores de gás, desenvolvemos solução especial para que fossem utilizados componentes de fabricação nacional. Esta adaptação coloca o equipamento com as mesmas condições operacionais como anteriormente, inclusive com garantia.

Resultado: O custo de reparo dos secadores e o tempo necessário para isto caiu enormemente, possibilitando aos nossos Clientes o retorno rápido da operação de seus sistemas de análise e evitando estoque de secadores como sobressalentes, o que, consequentemente, aumentava o volume de capital imobilizado. A rapidez no atendimento da BGM para estes casos, mesmo considerando um período de 72 horas em que o equipamento permanece em bancada de testes antes da entrega, tornou-se fator decisivo para a reforma dos secadores pela BGM.

Segmentos desta solução:

Metalurgia
Químico
Petroquímico
Cimento e Cal
Siderurgia
Papel e Celulose
Aterro Sanitário e Biomassa (Crédito de Carbono e Geração de Energia)
Tratamento Ambiental
Produção e Distribuição de Energia (Termoelétrica)
Mineração
Sucroalcooleiro

Problema: Alguns clientes possuem sistemas de análise de gás que estão funcionando há mais de 10 anos, mas muitos desses sistemas estão com deterioração de seus componentes, comprometendo a qualidade de sua análise. Alguns necessitam apenas de modificações, ou pequenos reparos. Já outros envolvem a troca de alguns de seus componentes.

Solução: A BGM realiza diagnósticos e recupera sistemas de análise de gás de terceiros, fazendo toda a desmontagem, nova pintura do painel, instalação de novos componentes, novo quadro elétrico, automação com a inclusão de CLP, ou relés programáveis. Tudo isso, com total garantia e manutenção de componentes sobressalentes à disposição do cliente. A BGM também executa a revisão dos projetos elétricos originais, para que o cliente tenha completo domínio das modificações.

Resultado: A reforma possibilita ter o sistema em condição de novo, com custo bem inferior. O uso de novos componentes diminui as despesas de manutenção e proporciona precisão na medição dos gases, o que gera aumento considerável da produtividade.

Segmentos desta solução:

Metalurgia
Químico
Petroquímico
Cimento e Cal
Siderurgia
Papel e Celulose
Aterro Sanitário e Biomassa (Crédito de Carbono e Geração de Energia)
Tratamento Ambiental
Produção e Distribuição de Energia (Termoelétrica)
Mineração
Sucroalcooleiro