O vidro é basicamente composto de areia, sílica, sódio e cálcio, além de magnésio, alumina e potássio, todos estes materiais são facilmente encontrados na natureza. A proporção de cada material pode variar de acordo com o tipo do vidro a ser fabricado.

Todos os materiais são misturados e processados para garantir que não haja contaminação. A mistura é colocada em um forno industrial que pode chegar a temperaturas extremas, próximas de 1.600ºC. O vidro fundido é então refinado, porcionado e moldado. Só ao arrefecer é que se transforma num líquido solidificado e apresentando uma estrutura cristalina.

O vidro está presente na vida de todos os brasileiros, podendo estar em um copo ou em enormes fachadas dos maiores arranha-céus de todo o país.

Por Que Fabricantes de Vidro Devem Analisar Gases?

 

Existem inúmeros motivos econômicos e técnicos para a aplicação de análise continua de gás em um processo de fabricação de vidro.  As razões mais frequentes são:

  • Conhecimento e economia no processo;
  • Proteção de equipamentos, tais como silos de carvão e filtros;
  • Maior durabilidade do forno;
  • Controle de aditivos e matéria prima;
  • Atendimento de normas ambientais.

A análise de gás proporciona e reforça de forma significativa a otimização dos processos produtivos e seu monitoramento, além de contribuir com o atingimento de metas estabelecidas.

Um sistema de análise de gases se justifica quando há exigência de análise de gás para obtenção do produto, quando o custo operacional precisa ser reduzido por economia de energia e material prima e quando se deseja alcançar um grau superior de automação.

Considerando fatores ambientais, um sistema de análise de gás pode ser instalado para entender normas ambientais, tais como a SEMA e a CONAMA. 

Tecnologia BGM

A análise de gás extrativa se mostra como a melhor opção para a indústria de vidro, com medição em um tanque de fusão com queimador de gás e pré-aquecimento do ar de combustão. Com mais de 30 anos de experiência, a BGM está apta a desenvolver equipamentos robustos para os mais variados tipos de indústrias; dentre elas, a indústria de vidro.

Os Sistemas de Amostragem e Análise de gás desenvolvidos pela BGM são compostos por um conjunto de componentes que visam extrair, condicionar e analisar uma amostra de gás a partir de um determinado processo de produção. Desse modo, o Cliente poderá otimizar e monitorar o seu processo, bem como aferir por meio de análises específicas os índices de interesse resultantes do mesmo. Essa tecnologia contribui para aumentar a segurança do processo, evitando danos permanentes ou possíveis avarias nos equipamentos.

O Procedimento do Sistema de Análise de Gás

O gás é extraído dos pontos de captação de amostra e segue para o painel de análise por meio de tubos aquecidos de condução de amostra.

A amostra passa pelo secador de gás para e após a secagem, passa por um sensor de umidade que garante mais segurança ao processo.

O caminho conduz aos filtros de particulado, aerossol e ultrafino para eliminação de impurezas, protegendo os módulos de análise.

Para a garantia de uma contínua e confiável extração, nossos sistemas contam com bombas de sucção de alto padrão de qualidade e confiabilidade, dimensionadas conforme demandas de cada tipo de processo.

Conta ainda com rotâmetros que mantêm o monitoramento contínuo do fluxo controlando o fluxo do gás de amostra para os módulos de análise.

Há vários anos a análise contínua de gases tem se mostrado como uma tecnologia eficiente e segura para os nossos clientes. É por isso que você e sua empresa podem contar conosco para os mais variados tipos de atendimento relacionados à análise de gás.

Tem problemas com análise de gás? Precisa de auxilio técnico? Nossa equipe de atendimento e especialistas técnicos terão o maior interesse em atendê-lo e trabalhar para encontrar a solução ideal para o seu processo.