Compliance

Ao longo dos últimos anos, os Programas de Compliance têm se tornado cada vez mais robustos à medida que a maturidade sobre o assunto cresce dentro das empresas. Tendo como função assegurar a conformidade da empresa às normas, leis e regulamentos internos e externos, o Compliance, além de fazer parte da cultura organizacional, possui amplo apoio da Alta Direção.

Dentre os pilares de um Programa de Compliance, encontra-se a Due Diligence – avaliação prévia de fornecedores, parceiros, representantes ou revendedores, de modo a prevenir que a empresa seja exposta a um negócio inaceitável ou que envolva riscos legais e, por consequência, tenha sua reputação manchada.

Como fornecedores de soluções, produtos e serviços no segmento de análise de gás, a BGM está capacitada para atender aos mais rigorosos processos de Due Diligence, pois entende a importância da confiança e comprometimento com cada Cliente.

Leia Mais

Você sabe o que é Credito de Carbono?

Diante das mudanças climáticas que impactaram o planeta de forma tão brusca nas últimas décadas, a expressão ‘’crédito de carbono’’ se popularizou muito como uma solução em diversos meios de comunicação, como jornais, rádios e notícias no geral, porém, você sabe o que significa crédito de carbono?

Um crédito de carbono não é nada mais do que a representação de uma tonelada de CO2 que deixou de ser emitida – equivalente a sete árvores -. Ou seja, é um ‘’ativo’’ pautado nas iniciativas feitas pelas empresas que tiveram como consequência a redução na emissão de CO2.

Sua utilidade está atrelada ao Protocolo de Kyoto e o Acordo de Paris, que estabeleceram metas a serem cumpridas por partes dos 195 países que fizeram parte e se comprometeram com essa redução.

Em suma, o crédito de carbono é útil para diversos setores da indústria, posto que tanto empresas que extrapolam a quantidade emitida em toneladas de CO2 precisam ‘’compensar’’ essas emissões, quanto empresas que controlam muito bem e conseguem evitar emissões de CO2, recebendo créditos de carbono por isso.

A cotação do crédito de carbono no dia 28/04/2022 está em $23,65 USD e é negociado através do IHS Market Carbon Index. Índice responsável pela liquidez e controle de volatilidade do ativo.

 

Leia Mais

Vantagens de Um Sistema de Análise de Gás de Processo Oline em Relação ao Sistema de Análise Periódica

Dados precisos, confiáveis, elevado grau de personalização e adequação ao processo. Estas são algumas vantagens de um sistema de amostragem contínua (online) em relação ao sistema de análise periódica (portátil). A análise contínua é realizada após um criterioso estudo do processo, quando é possível compreender suas características e variáveis, evitando as interferências durante a amostragem e propiciando a confiabilidade necessária para tomadas de decisões.

Um sistema de monitoração online possui especificidades como o prévio tratamento da amostra antes de sua análise, etapa final de um sistema. Desse modo, o gás é cuidadosamente preparado e condicionado e os elementos prejudiciais e impurezas presentes no processo, que ocasionam interferências na análise, são devidamente retirados pelo conjunto de componentes do sistema.

A retenção de ácidos, particulados, líquidos ou aerossóis exige a aplicação de filtros específicos para essa finalidade, que podem ser aplicados conforme a necessidade do processo ao qual o sistema será implantado. Este tipo de tratamento não é possível realizando análises periódicas, pois a configuração do equipamento é limitada, tanto em sua forma estrutural quanto para análise.

Outro importante fator a se considerar é a presença de umidade na corrente de gás de amostra, que exige um tratamento prévio, a fim de não comprometer a qualidade da amostra e a vida útil das células do analisador, equipamento responsável pela análise dos gases provenientes do processo. A eliminação de umidade é realizada por secadores específicos que operam em conjunto com inúmeros outros componentes do sistema.

A particularidade do processo no qual se aplicará a análise contínua dos gases exige um maior grau de personalização do sistema de análise de gás, uma vez que a condição da amostra oriunda do processo pode variar em função das condições do processo e inclusive do material que é utilizado como combustível.

Por fim, um sistema de análise online difere-se de um sistema portátil pela sua capacidade de fornecimento de informações precisas e confiáveis sobre as condições reais do processo, sendo a solução mais adequada para:

      • Otimizar a produção;
      • Ampliar as condições de segurança;
      • Reduzir custos operacionais;
      • Atender normas ambientais.
Leia Mais

O Que é Importante Especificar Em Um SAAG Para Ser Atendido?

O Sistema de Amostragem e Análise de Gás (SAAG) é feito para atender a uma necessidade específica do Cliente. A BGM possui um questionário técnico (FQ-130) que é preenchido pelo responsável técnico do interessado em adquirir um SAAG e cada resposta identifica uma parte do projeto.

O primeiro passo é ter o descritivo básico do processo, ou seja, a finalidade do produto BGM (ex.: analisar CO2 em alto-forno).

Depois, é preciso identificar os gases a serem medidos e seu teor de composição, atentando-se que cada gás demanda uma diferente alteração no projeto. Porém este passo requer atenção, pois o processo pode conter gases além daqueles que se deseja analisar. Conhecendo o processo, é possível encontrar o restante da composição da amostra e também suas particularidades: carvão vegetal libera CH4, soprar ar garante N2 e H2O(g), gases à base de enxofre (S) podem reagir com água e tornarem-se ácido sulfúrico, um poderoso corrosivo, ou corromper as células de O2 do analisador e HF e HCl demandam alteração de componentes.

Outros pontos são a temperatura da amostra (que pode indicar se o gás já está condensado ou não, que levaria a utilizar sonda e linha aquecida), pressão (pois os componentes têm um limite máximo de resistência) e vazão. Vale lembrar que todo gás é analisado seco, ou seja, sem umidade. Por isso, utiliza-se um secador (que atua como resfriador).

Fatores externos também atuam na definição de um projeto. O local de instalação, para saber se o painel ficará abrigado em uma sala com ar condicionado ou em um campo sofrendo com as intempéries, define as providências de proteção do painel e a classificação da área informa o índice de perigo ou se há risco de explosão.

Um projeto sempre tem variáveis que devem ser levadas em conta e contornadas com inteligência. Por isso, foi imprescindível o desenvolvimento de produtos de excelência. Hoje, os equipamentos BGM são associados ao que há de melhor no mercado e testes e uma equipe qualificada garantem que não existam erros ou falhas e trazem a certeza da qualidade do material.

Leia Mais

Mais do Que Fornecedor É Preciso Ser Parceiro de Negócio

Quem trabalha fabricando produtos conhece bem a importância de um fornecedor parceiro. Além de entregar no prazo e com qualidade, o fornecedor parceiro pensa em melhorias, personaliza um produto, busca soluções para atender as necessidades de seus clientes, agindo com ética e transparência.

Com relação à análise de gás, a complexidade dos processos industriais acabam complicando a vida do comprador. Por serem produtos muito específicos, que variam conforme os gases do processo, localização da captação da amostra etc., este profissional demanda suporte para elaborar um pedido de compra conforme sua necessidade. Nessa hora, é imprescindível ter um fornecedor parceiro.

A BGM entende perfeitamente essa dinâmica. Não é à toa que faz parte de sua visão:

·       Estabelecer com cada cliente um ambiente de parceria e confiança.
·       Dar ao nosso cliente a certeza de que os produtos e serviços ofertados são os mais adequados à sua necessidade.

Leia Mais

Manutenção Preventiva – Por Que Realizar?

O Sistema de Análise de Gás tem como prioridade a utilização de componentes de alta robustez e confiabilidade, de modo a minimizar intervenções de manutenção, além de garantir longa durabilidade e confiabilidade nas medições. Os equipamentos que compõe um SAAG possuem uma respectiva vida útil de utilização, que é diretamente influenciada pelo grau de contato com a amostra, pelo correto manuseio e, claro, pela realização da manutenção preventiva, sendo esta de extrema importância para o bom funcionamento de um Sistema.

Ao se antecipar a manutenção de um equipamento antes que os danos causados pela amostra gasosa e pelas condições ambientais o afetem ao ponto da necessidade da troca, os benefícios são mútuos para Cliente e Fornecedor. Conferências semanais de inspeção, procedimento de apenas alguns minutos de duração, garantem ao processo o seu correto funcionamento e eliminam a possibilidade de paradas repentinas devido ao fim da vida útil do material.

A simplicidade do procedimento, seja realizar inspeção visual de elementos filtrantes, averiguar ruídos anormais em equipamentos, acompanhar valores de temperatura e vazão ou verificar LEDs acessos, é facilmente compreendida no manual fornecido, além do Cliente ter a disponibilidade da equipe BGM, disposta a solucionar quaisquer dúvidas técnicas por telefone.

Leia Mais

Você sabe o que é greenwashing?

Greenwashing (lavagem verde, em tradução livre) é o nome em inglês dado à prática de mercado na qual algumas empresas criam uma falsa imagem de sustentabilidade quando, na verdade, não realiza.

Uma das características de uma empresa considerada greenwashing consiste no fato de apresentar referências de quantidades que não são verdadeiras, ou seja, não há dados técnicos registrados, facilmente acessíveis, que garantam os valores de medição anunciados.

Um sistema de análise de gás não é um equipamento que reduz diretamente as emissões de um processo industrial, porém é seguro, capaz de verificar e registrar o que é emitido na atmosfera, permitindo a análise dos parâmetros autorizados pelas normas ambientais, tais como as do CONAMA. Assim, para um processo sustentável de fato, um sistema de análise de gás se torna indispensável.

Leia Mais

Os Diferentes Tipos de Trocadores de Calor

O Secador de Gás BGM é um equipamento que garante o resfriamento da amostra de gás e separação de umidade através do uso de trocador de calor.  Por sua vez, o trocador de calor é a parte que entra em contato com o gás de amostra, disponível em três tipos de materiais, possibilitando a secagem dos mais diversos tipos de gases sem contaminá-los e suportando a agressividade do meio.

O trocador de calor do Secador de Gás é construído em aço inox, vidro ou PVDF, cada qual com o número de passos e serpentinas conforme demanda do processo. A escolha do material do trocador não só implica no melhor funcionamento do equipamento, como também no valor de investimento necessário. Por exemplo, enquanto fornecedores europeus conseguem fornecer o trocador de vidro a um custo mais acessível, no Brasil temos esta facilidade com o componente em aço inox – ambos com a mesma aplicação.

Portanto, para acertar em qual material utilizará para o trocador de calor do seu Secador de Gás, leve em consideração os gases do processo que entrarão em contato com o material e qual o melhor custo-benefício para sua empresa, além de sempre consultar a equipe especializada BGM.

Leia Mais

Como Um Sistema de Análise de Gás Contribui Para Reduções de Emissões Atmosféricas?

Um sistema de análise de gás não é um equipamento que reduz diretamente as emissões de um processo industrial, porém é seguro, capaz de verificar e registrar o que é emitido na atmosfera, permitindo a verificação  dos parâmetros permitidos pelas normas ambientais, tais como as do CONAMA. 

Trabalhamos com a Premissa de que para reduzir as emissões na atmosfera é preciso medi-las, assim a medição e análise dos gases lançados na atmosfera é o primeiro passo de um processo de redução e tratamento das emissões.

Os Sistemas de Amostragem e Análise de gás desenvolvidos pela BGM são compostos por um conjunto de  componentes que visam extrair, condicionar e analisar uma amostra de gás a partir de um determinado processo de produção. Desse modo, o Cliente poderá otimizar e monitorar o seu processo, bem como aferir por meio de análises específicas os índices de interesse resultantes do mesmo. Essa tecnologia contribui para aumentar a segurança do processo, evitando danos permanentes ou possíveis avarias nos equipamentos

Não possuir um bom equipamento para medir, gera impossibilidade de controle das emissões, colocando o processo em condições inseguras para o ser humano, além do desperdício de matéria prima.

Para um processo sustentável de fato, um sistema de análise de gás se torna indispensável.

 

Leia Mais

Como escolher um rotâmetro corretamente para o seu processo?

Primeiramente, deve-se compreender o funcionamento do rotâmetro. Em seu interior há um tubo cônico com uma bolinha desprendida. A vazão, entrando por baixo, faz com que esta bolinha fique suspensa, desobstruindo a passagem do gás e, com seu determinado peso, indica na escala previamente estabelecida o valor da vazão em 1bar absoluto a 20°C.

Entende-se que, percorrendo o processo, há perda de carga e faz-se uma certa vazão chegando à bomba. Esta é medida em litros por minuto. Então há uma simples conta a ser realizada. Tomando, por exemplo, uma vazão de 21 l/min:

            21 (l) * 60 (min) = 1260 (l/h)

            Os rotâmetros têm especificações quanto à vazão que suportam (10 – 100, 25 – 250, 50 – 500, 800 – 1800 etc.). Portanto, visto o resultado da multiplicação, é fácil saber qual utilizar, que no caso do exemplo seria o de 800 – 1800 l/h.

Leve em conta que, durante a pressurização, a pressão comprime o gás, portanto é raríssimo ter tamanha vazão como no exemplo dado. Na grande maioria dos Sistemas de Análise um rotâmetro de 50 – 500 l/h funciona perfeitamente.

Conheça mais sobre nossos rotâmetros

Leia Mais
  • 1
  • 2