Diante das mudanças climáticas que impactaram o planeta de forma tão brusca nas últimas décadas, a expressão ‘’crédito de carbono’’ se popularizou muito como uma solução em diversos meios de comunicação, como jornais, rádios e notícias no geral, porém, você sabe o que significa crédito de carbono?

Um crédito de carbono não é nada mais do que a representação de uma tonelada de CO2 que deixou de ser emitida – equivalente a sete árvores -. Ou seja, é um ‘’ativo’’ pautado nas iniciativas feitas pelas empresas que tiveram como consequência a redução na emissão de CO2.

Sua utilidade está atrelada ao Protocolo de Kyoto e o Acordo de Paris, que estabeleceram metas a serem cumpridas por partes dos 195 países que fizeram parte e se comprometeram com essa redução.

Em suma, o crédito de carbono é útil para diversos setores da indústria, posto que tanto empresas que extrapolam a quantidade emitida em toneladas de CO2 precisam ‘’compensar’’ essas emissões, quanto empresas que controlam muito bem e conseguem evitar emissões de CO2, recebendo créditos de carbono por isso.

A cotação do crédito de carbono no dia 28/04/2022 está em $23,65 USD e é negociado através do IHS Market Carbon Index. Índice responsável pela liquidez e controle de volatilidade do ativo.