Dados precisos, confiáveis, elevado grau de personalização e adequação ao processo. Estas são algumas vantagens de um sistema de amostragem contínua (online) em relação ao sistema de análise periódica (portátil). A análise contínua é realizada após um criterioso estudo do processo, quando é possível compreender suas características e variáveis, evitando as interferências durante a amostragem e propiciando a confiabilidade necessária para tomadas de decisões.

Um sistema de monitoração online possui especificidades como o prévio tratamento da amostra antes de sua análise, etapa final de um sistema. Desse modo, o gás é cuidadosamente preparado e condicionado e os elementos prejudiciais e impurezas presentes no processo, que ocasionam interferências na análise, são devidamente retirados pelo conjunto de componentes do sistema.

A retenção de ácidos, particulados, líquidos ou aerossóis exige a aplicação de filtros específicos para essa finalidade, que podem ser aplicados conforme a necessidade do processo ao qual o sistema será implantado. Este tipo de tratamento não é possível realizando análises periódicas, pois a configuração do equipamento é limitada, tanto em sua forma estrutural quanto para análise.

Outro importante fator a se considerar é a presença de umidade na corrente de gás de amostra, que exige um tratamento prévio, a fim de não comprometer a qualidade da amostra e a vida útil das células do analisador, equipamento responsável pela análise dos gases provenientes do processo. A eliminação de umidade é realizada por secadores específicos que operam em conjunto com inúmeros outros componentes do sistema.

A particularidade do processo no qual se aplicará a análise contínua dos gases exige um maior grau de personalização do sistema de análise de gás, uma vez que a condição da amostra oriunda do processo pode variar em função das condições do processo e inclusive do material que é utilizado como combustível.

Por fim, um sistema de análise online difere-se de um sistema portátil pela sua capacidade de fornecimento de informações precisas e confiáveis sobre as condições reais do processo, sendo a solução mais adequada para:

      • Otimizar a produção;
      • Ampliar as condições de segurança;
      • Reduzir custos operacionais;
      • Atender normas ambientais.